O que seria necessário para que esses comentaristas e organizações de mídia rompessem com a convenção de que os dois lados têm culpa igual?
Paul Krugman
Ao ver nosso sistema lidar com a crise do teto do endividamento--uma crise autoimposta, mas que pode ter consequências desastrosas--, torna-se cada vez mais óbvio que o que estamos vendo é a influência destrutiva de um culto que realmente envenenou o nosso sistema político.
E, não, eu não estou falando do fanatismo da direita. Bem, isso também. Mas minha sensação com aquelas pessoas é que elas são o que elas são; é como denunciar lobos por serem carnívoros. Loucura é o que eles fazem e loucos é o que eles são.
Não, o culto que eu vejo refletindo um verdadeiro fracasso moral é o culto do equilíbrio, do centrismo.
Pensem no que está acontecendo agora. Temos uma crise na qual a direita está fazendo exigências insanas, enquanto o presidente e os Democratas do Congresso fazem malabarismos para acomodá-las -- oferecendo planos que são só de corte de gastos e sem imposto nenhum, planos que estão bem à direita da opinião pública.
E o que diz a maioria das reportagens? Retrata uma situação em que os dois lados são igualmente partidários, igualmente intransigentes -- porque reportagens sempre fazem isso. E temos esses comentaristas influentes reclamando por um novo partido centrista, um novo presidente centrista, que nos tire dos horrores do partidarismo.
A realidade, claro, é que já temos um presidente centrista -- na verdade, um presidente conservador moderado. Mais uma vez, a reforma da saúde -- sua única grande mudança no governo -- foi modelada em planos Republicanos, planos, inclusive, que vieram da Heritage Foundation. E tudo o mais -- incluindo-se a ênfase equivocada na austeridade face ao desemprego alto -- tem estado de acordo com o livrinho de regras conservadoras.
O que isso significa é que não há nenhuma punição pelo extremismo, pelo menos não para a maioria dos eleitores, que pegam sua informação na pressa, sem fazer estudo cuidadoso das questões, para entender o que realmente está acontecendo.
Você teria que se perguntar: o que seria necessário para que esses comentaristas e organizações realmente rompessem com a convenção de que os dois lados têm culpa igual? Esta é a mais nítida, clara dessas situações, além de uma guerra civil. Se isto não o está fazendo, nada vai.
E, sim, acredito que esta é uma questão moral. A turma do "os dois lados têm a culpa" teria que ter mais juízo. Se eles se recusam a dizer o que há que se dizer, é por alguma combinação de ego e medo, de não estar disposto a sacrificar sua adorada pose de figura acima da turba.
É uma coisa muito triste de se assistir, e nossa nação pagará o preço.
Paul Krugman – Economista estadunidense – 27.07.2011
Tradução de Idelber Avelar
IN Site da Revista “Forum” – http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9400/o-culto-que-esta-destruindo-os-eua