Agência Pública traduz material produzido
pelo Instituto Poynter para celebrar o Dia Internacional do Fact-Checking.
Maurício Moraes
Reconhecer infomações falsas e evitar compartilhá-las pode ser muito
difícil, ainda mais em meio ao excesso de conteúdo que circula pela internet.
Para ajudar estudantes de ensino médio a desenvolverem essa habilidade, o
Instituto Poynter – entidade norte-americana sem fins lucrativos que promove o
ensino do jornalismo – desenvolveu um plano de aula que explica princípios da
verificação de fatos. O guia faz parte das celebrações do Dia Internacional do Fact-Checking,
comemorado em 2 de abril, e está disponível em 11 idiomas. A versão
em português foi produzida pela Agência
Pública, que mantém o projeto de fact-checking Truco.
As atividades do plano – que pode ser
baixado gratuitamente no site do Dia Internacional do Fact-Checking
– têm uma duração estimada de 75 minutos, o que permitiria encaixá-lo em uma
aula dupla. Um folheto de quatro páginas é entregue aos alunos, e o professor
pede a todos que se posicionem sobre o que acham do voto obrigatório ou do voto
facultativo.
Em seguida, os estudantes têm acesso a três reportagens que tratam do
tema. Uma delas é um texto equilibrado, com fatos e fontes indicados. As outras
duas não apresentam quaisquer fontes e trazem afirmações radicalmente opostas
sobre o tema. A ideia por trás do exercício é mostrar aos estudantes como suas
opiniões pessoais podem evitar que escolham uma reportagem baseada em fatos.
(...)
Para continuar a leitura, acesse http://apublica.org/2017/03/truco-plano-de-aula-gratuito-ensina-estudantes-a-checar-informacoes/
Maurício Moraes – 30.03.2017.
In A Pública.