segunda-feira, 9 de julho de 2012

Superlotação das salas de aula


há superlotação das salas de aula em 60% das escolas estaduais. 
Na opinião de 66,2% dos professores esta situação é uma das responsáveis pelo sofrimento no trabalho.  

Maria Izabel Azevedo Noronha
Há vários anos a Apeoesp vem denunciando as inadequadas condições de trabalho dos professores da rede estadual.  Na greve que realizamos em 2010 amplificamos essa denúncia para  o Brasil, mostrando que os problemas das escolas paulistas não são provocados pelos professores, mas por políticas educacionais equivocadas.
Para nós, não é possível falar em qualidade do ensino se não forem assegurados pressupostos básicos, como programas de formação continuada; currículo que responda às necessidades e à realidade dos estudantes; salários e carreira justos; jornada adequada e condições de trabalho para  professores e de ensino-aprendizagem para os estudantes. Entretanto, via de regra, essas condições não estão presentes nas escolas estaduais.
Sucessivas reportagens têm corroborado nossas denúncias. A mais recente aponta que há superlotação das salas de aula em 60% das escolas estaduais.  Evidentemente, uma sala com número excessivo de alunos não apenas traz problemas para os professores como também aos  alunos, que têm mais dificuldade para acompanhar as aulas e absorver os conteúdos ministrados.
Pesquisa realizada em 2010 pela Apeoesp mostrou que 54% dos professores ministram aulas em salas com mais de 35 alunos. Na opinião de 66,2% dos professores esta situação é uma das responsáveis pelo sofrimento no trabalho.   O problema não é novo, mas pouco ou nada foi feito. É preciso que o estado aplique os padrões internacionais que determinam 25 alunos nos primeiros anos do ensino fundamental; 30 nos últimos anos e 35 no ensino médio.
É preciso que o estado aja com a urgência e a eficiência que a situação requer, aplicando soluções imediatas para este grave problema. Somente desta forma alcançaremos a qualidade na educação que todos almejamos.



Maria Izabel Azevedo NoronhaPresidente da Apeoesp  e membro  do Conselho Nacional de Educação e do Fórum Nacional de Educação – 08.09.2011
IN “Diário de São Paulo” – http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/09/134537-superlotacao+das+salas+de+aula.html