A “classe baixa com poder
de consumo mas ainda fora de patamares mínimos de dignidade”, conhecida como
“nova classe média”, está alcançando a inclusão social através do consumo. A
pessoa deixa de ser vista como uma ignorante completa, uma estrangeira, porque
tem um tênis, um boné um iPhone. Sendo que seria melhor que sua inclusão
ocorresse via a garantia de serviços de educação, saúde, cultura e lazer de
qualidade e as consequências positivas que isso traz.
Leonardo Sakamoto
“Tem de proibir esse tipo de maloqueiro de entrar num lugar como este.”
A frase – registrada pela sempre presente Laura Capriglione, para a Folha de S. Paulo – é de uma
frequentadora do Shopping Internacional de Guarulhos, revoltada com a chegada
de centenas de jovens pobres que marcaram, via redes sociais, de se divertirem
por lá no último sábado (14).
Antes de mais nada, tem que proibir esse tipo de pessoa que diz a frase
acima de andar por aí, solta. Depois ela morde alguém e fica por isso mesmo.
Considerando que eles não roubaram nada, por que 23 deles foram detidos?
Cor de pele? Trajes inadequados? Falta de comprovante de renda? Gosto musical?
Se um princípio de arrastão ocorreu, como dizem algumas testemunhas, por que o
shopping soltou uma nota afirmando que nada foi roubado?
Não precisa ser sociólogo para perceber que a molecada que marca esses
encontros quer, acima de tudo, reafirmar sua existência. E mesmo alguns
tumultos que possam causar têm a ver com isso. É como se gritassem a plenos
pulmões: “Ei, eu existo, pô!” Boa parte dos jovens negros e pobres da periferia
nascem e morrem diariamente sem que o Estado esboce um bocejo de preocupação ou
que o restante da sociedade fique sabendo.
Os shoppings centers oferecem aos paulistanos realidade virtual. Meus
amigos de Alphaville, ao criticarem os condomínios fechados em que cresceram,
chamam esse tipo de estrutura de “bolhas”. Um ambiente agradável, asséptico,
sem pobreza, dor ou feiúra, com temperatura estável e luz na quantidade certa
para possibilitar aquilo que fazemos de melhor: comprar.
(...)
Para continuar a leitura, acesse: http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/12/16/rolezinho-os-shoppings-centers-oferecem-aos-paulistanos-realidade-virtual/
Leonardo Sakamoto – Jornalista e doutor em Ciência Política – 16.12.2013
IN Blog do Sakamoto.