Considerada a
centralidade política da mídia privada comercial e o fato de que o Estado
brasileiro constitui-se em um de seus principais financiadores (se não, o
principal), o que está em jogo é a própria democracia na qual vivemos.
Venício A. de Lima
“É necessário explicitar, quantas vezes forem necessárias, os critérios
técnicos de mídia da SECOM. Se a publicidade de governo tem como objetivo
primordial fazer chegar sua mensagem ao maior número possível de brasileiros e
de brasileiras, a audiência de cada veículo tem que ser o balizador de
negociação e de distribuição de investimentos. A programação de recursos deve
ser proporcional ao tamanho e ao perfil da audiência de cada veículo” [cf. “Transparência e a desconcentração na publicidade do governo
federal“].
A epígrafe acima foi escrita pelo servidor público que ocupa o cargo de
Secretario Executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da
República (SECOM-PR), em artigo publicado recentemente nesteObservatório (16/4/2013),
e se refere “às programações publicitárias do governo federal – administrações
direta e indireta, incluídas as empresas estatais”. [Neste artigo vamos
desconsiderar as empresas estatais que competem no mercado de bens e serviços
com as empresas privadas comerciais.]
Substituídas – na epígrafe – as palavras “SECOM” e “governo”, ela
poderia ter sido assinada por qualquer diretor de marketing de uma empresa
privada, produtora de bens de consumo em grande escala, por exemplo, “sandálias
de dedo”.
Os critérios técnicos de “negociação e de distribuição de investimentos”
oficiais de publicidade são iguais àqueles utilizados pelas empresas privadas
comerciais que atuam no mercado de bens e serviços? A publicidade institucional
de governo e a publicidade de empresas que buscam lucro no mercado têm os
mesmos objetivos e obedecem aos mesmos critérios?
(...)
Para continuar a ler, acesse: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed746_quais_criterios_adotar
Venício A. de Lima – Jornalista e sociólogo, professor titular de Ciência Política e
Comunicação da UnB (aposentado), pesquisador do Centro de Estudos Republicanos
Brasileiros (Cerbras) da UFMG e autor dePolítica de Comunicações: um Balanço
dos Governos Lula (2003-2010), Editora Publisher Brasil, 2012, entre outros
livros –14.05.2013
IN Observatório de Imprensa, ed. 746.