quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Sobre a ameaça de desglobalização


Desde 2012, o comércio global cresce 3% ao ano, menos da metade da taxa dos 30 anos anteriores.


Simon Nixon
Um dos principais quebra-cabeças da economia global no momento é a desaceleração do comércio. Desde 2012, o comércio global cresce 3% ao ano, menos da metade da taxa dos 30 anos anteriores.
Entre 1985 e 2003, ele avançou a um ritmo duas vezes mais rápido que o produto interno bruto global. Nos últimos quatro anos, ele mal conseguiu manter o passo, segundo o Fundo Monetário Internacional. E essa desaceleração tem sido generalizada, afetando tanto países desenvolvidos como os emergentes, o comércio tanto de serviços como de bens.
A Organização Mundial do Comércio agora prevê que o comércio mundial crescerá apenas 1,7% este ano, a primeira vez em 15 anos que seu crescimento será menor que o da economia mundial.

Essa desaceleração é preocupante pelo que ela pode provocar no longo prazo na saúde da economia global. A globalização das últimas décadas tem sido um grande condutor da elevação do padrão de vida no mundo. Os cidadãos dos países desenvolvidos se beneficiaram da queda dos preços e os das economias emergentes se beneficiaram de empregos com salários.
(...)





Simon Nixon – 10.10.2016.
In Valor Econômico [ originalmente em The Wall Street Journal, de Londres].