Pesquisa das ONGs Repórteres
Sem Fronteiras e Intervozes mostra domínio de poucos na comunicação. Em ranking
de risco à pluralidade, Brasil é o último
José Antonio Lima
Cinco famílias controlam metade dos 50 veículos de comunicação com maior
audiência no Brasil. A conclusão é da pesquisa Monitoramento da
Propriedade da Mídia (Media Ownership Monitor ou MOM), financiada pelo governo
da Alemanha e realizada em conjunto pela ONG brasileira Intervozes e a
Repórteres Sem Fronteiras (RSF), baseada na França.
A pesquisa MOM sobre o Brasil é a 11ª versão do levantamento, realizado
anteriormente em dez outros países em desenvolvimento: Camboja, Colômbia,
Filipinas, Mongólia, Gana, Peru, Sérvia, Tunísia, Turquia e Ucrânia.
Trata-se de um projeto global do Ministério de Cooperação Econômica e
Desenvolvimento da Alemanha que tem como objetivo promover transparência e
pluralidade na mídia ao redor do mundo.
A pesquisa acompanha um ranking de Risco à Pluralidade da Mídia,
elaborado pela Repórteres Sem Fronteiras, no qual o Brasil ocupa o 11º e
último lugar. Nos dez indicadores do ranking, o País apresenta risco
"alto" em seis deles, como concentração de audiência e salvaguardas
regulatórias.
No caso do Brasil, o levantamento listou os 50 veículos de mídia com
maior audiência e constatou que 26 deles são controlados por apenas cinco
famílias. O maior é o Grupo Globo, da família Marinho, que detém nove desses 50
maiores veículos.
(...)
Para
continuar a leitura, acesse https://www.cartacapital.com.br/sociedade/cinco-familias-controlam-50-dos-principais-veiculos-de-midia-do-pais-indica-relatorio
José Antonio Lima – Jornalista – 31.10.2017.
IN Carta Capital.