Segundo o cientista político André
Singer, a quebra da hegemonia da esquerda no plano cultural e a resistência aos
programas sociais do lulismo e à resultante ascensão social estão na raiz das
ondas conservadoras que prosperam atualmente no Brasil.
Luiz
Brasilino
DIPLOMATIQUE – Em debate na USP realizado em agosto, o senhor
identificou que a esquerda brasileira perdeu a hegemonia no plano cultural que
possuía nas décadas de 1960 a 1980. Como se deu esse processo?
ANDRÉ SINGER – Parto de artigo famoso do
professor Roberto Schwarz1 em que ele sugere a ideia de
que houve um fenômeno inesperado depois do golpe de 1964: em lugar de uma
retração da cultura de esquerda, tivemos um período de expansão e até de
hegemonia cultural – não política − da esquerda. Fiquei com isso na cabeça e me
ocorreu, embora nunca tenha podido escrever a respeito, que talvez essa
hegemonia cultural tenha persistido até o final dos anos 1980. Isso porque,
passado o período mais duro da repressão, que começou com o AI-5 em dezembro de
1968 e foi até a chamada abertura com o [Ernesto] Geisel em 1974, essa
hegemonia cultural da esquerda voltou. Lembro bem que, no final dos anos 1970 e
começo dos 1980, praticamente não se encontravam pensadores, articulistas e
ideólogos que tomassem posições abertamente de direita. Estávamos sob hegemonia
política da direita, mas no plano cultural a hegemonia da esquerda continuou e
até se acentuou no final dos anos 1970, quando se iniciou o que talvez tenha
sido, por sua capilaridade, o maior movimento grevista ocorrido no Brasil. Esse
movimento de base gerou o que chamo de “onde democrática”, aproximadamente de
1978 a 1988, com uma profusão de movimentos organizados configurando uma
democratização da sociedade por baixo, e isso acentuou ainda mais a hegemonia
cultural da esquerda. Paralelamente, no final dos anos 1970, começo dos 1980,
tem início no mundo a onda neoliberal.
DIPLOMATIQUE – E o Brasil estava em descompasso com essa tendência.
ANDRÉ SINGER – O neoliberalismo no Brasil foi retardado por essa conjuntura, cujo
emblema maior talvez tenha sido a campanha das “Diretas já”. Só que, no plano
mundial, começou a crescer o neoliberalismo, um fenômeno ideológico que o
[historiador inglês] Perry Anderson classifica como o de maior sucesso de toda
a história. Ou seja, não é apenas um conjunto de políticas governamentais, mas
uma concepção de mundo que ganhou corações e mentes. Finalmente, entre o fim
dos anos 1980 e começo dos 1990, o neoliberalismo entrou no Brasil.
DIPLOMATIQUE – A eleição de 1989 é um marco dessa inflexão?
ANDRÉ SINGER – É um marco desse processo, que depois foi aprofundado pelas
políticas do governo Fernando Henrique Cardoso. Mas não é só isso, porque
estamos falando de hegemonia cultural. O que acontece é que os valores de
mercado, de ascensão individual, de competição e os valores ligados a uma
intensa mercantilização dos espaços públicos começaram a se tornar correntes,
sobretudo na chamada classe média tradicional e depois em estratos médios mais
amplos. Então, passamos a assistir ao surgimento de manifestações ideológicas,
com articulistas, autores de livros e até artistas, produtores influentes, que
defendiam abertamente esses pontos de vista, algo que não se encontrava até
meados dos anos 1980. Assim, a presença quase total que a esquerda tinha no
plano da cultura foi quebrada e passou a haver uma competição na qual continua
existindo uma esquerda, mas a direita é crescente. Com isso, não quero dizer
que ela necessariamente vai se tornar hegemônica, mas passou a haver uma
competição.
DIPLOMATIQUE – Qual é o papel das Igrejas nesse processo?
ANDRÉ SINGER – Esse é um fator extremamente importante, porque o Brasil é um país onde
o catolicismo era e continua sendo muito forte. É visível que a inflexão da
Igreja Católica para a esquerda nos anos 1960 e 1970 impactou muito no sentido
dessa hegemonia cultural. A influência da Igreja Católica no Brasil era enorme,
continua sendo muito grande, e, quando ela virou para a esquerda, arrastou
camadas extensas da sociedade. Nos anos 1980, a onda neoliberal influenciou a
Igreja com uma virada para a direita que começou com o papa João Paulo II e
lentamente foi entrando no Brasil. Isso é muito importante para entender a
presença da hegemonia cultural da esquerda e depois sua quebra. A esse fator se
soma um segundo, que é a avalanche pentecostal e neopentecostal no Brasil. O
crescimento das confissões evangélicas parece ser compatível com a proliferação
de uma ideologia mais conservadora. É difícil fazer afirmações categóricas,
porque esse universo é muito diversificado, mas a impressão que tenho é que as
confissões pentecostais e neopentecostais tendem a favorecer uma percepção de
que a melhora das condições de vida depende do esforço individual, não de
movimentos coletivos.
DIPLOMATIQUE – O senhor também identifica outras ondas conservadoras que
extrapolam o plano cultural, especialmente entre a classe média paulistana.
Quais são elas?
ANDRÉ SINGER – Em termos de classe propriamente, não há dúvida de que esse segmento
tem uma propensão conservadora por razões materiais. Trata-se de uma parcela
dentro de uma sociedade muito desigual como a brasileira, que tem privilégios,
que tem o que perder, portanto, há motivos para uma inclinação no sentido da
manutenção da situação que a beneficia. Porém, o que aconteceu é que uma parte
desse segmento, que estou chamando de classe média tradicional, entrou e
participou da frente antiditadura durante os anos 1970 e 1980, gerando uma
simpatia por posições mais à esquerda. Isso explica também certa entrada que o
PT chegou a ter nesses segmentos no começo de sua trajetória. Essa situação
mudou radicalmente com o surgimento do lulismo, um processo dos últimos dez
anos.
DIPLOMATIQUE – É desse realinhamento que o senhor trata em seu novo
livro?2
ANDRÉ SINGER – Tem a ver, mas nesse caso é um fenômeno particular dentro do
realinhamento: a classe média tradicional se fechou em bloco contra as
políticas sociais promovidas pelo lulismo. Parece ser uma reação ao processo de
ascensão social de setores que antes estavam estagnados numa condição de muita
pobreza. É um fenômeno muito recente e não está bem pesquisado, mas a gente vê,
ouve conversas, lê no jornal essa reação à presença de pessoas de renda mais
baixa nos aeroportos. O que isso significa? Esses espaços eram exclusivos; só
pessoas com renda mais alta podiam frequentar.
DIPLOMATIQUE – Sintomático disso são as
reclamações por parte das classes média e alta sobre uma crescente dificuldade
de encontrar empregados domésticos.
ANDRÉ SINGER – É, isso é o elemento que coloquei no meu livro Sentidos
do lulismo. Chama muito minha atenção também porque houve realmente uma
mudança no trabalho doméstico, com elevação da renda e melhora das condições de
trabalho. Isso tem a ver com o fato de que caiu o desemprego e entraram em cena
programas sociais que criaram um piso, dando a essas pessoas a possibilidade de
escolher não trabalhar por menos de certa quantia, o que é extremamente
importante se considerarmos que existem cerca de 6 milhões de empregados
domésticos no Brasil. É um elemento desse conjunto de mudanças que está
ocorrendo no Brasil e, aparentemente, há uma reação a isso por parte da classe
média. Há também uma terceira onda, que é ainda menos conhecida e mais recente:
um neoconservadorismo em uma parcela bem pequena do conjunto das 30 milhões de
pessoas que ultrapassaram a linha de pobreza nos anos Lula, um segmento que deu
um passo além, subindo não um, mas dois ou três degraus. Um fator disso tem a
ver com o medo da mudança. Essas pessoas teriam certa consciência de que o
processo de ascensão não durará para sempre e, portanto, não seriam simpáticas
a políticas para promover a ascensão de novas camadas, pondo em risco aquilo
que já ganharam. Outro elemento desse neoconservadorismo é que, às vezes, se
nota entre aqueles que sofreram um processo de ascensão social uma antipatia
com os programas sociais. É curioso. É como se essas pessoas se
“dessolidarizassem” daquelas que ainda precisam da transferência de renda,
compartilhando uma impressão de que o processo de ascensão social decorre do
esforço individual, e não de políticas coletivas. Um terceiro fator, mais
específico da cidade de São Paulo, é a questão do empreendedorismo. Isto é, há
uma quantidade de pessoas envolvidas com pequenos negócios e tentando melhorar
de vida por meio deles. Bom, esse pequeno empreendedor tem uma tendência
conservadora, justamente porque ele só conta consigo mesmo, diferentemente de
um assalariado.
DIPLOMATIQUE – O que organiza esse movimento conservador? Não há um
partido que canalize essas ondas. Pode-se dizer que a mídia cumpre esse papel?
ANDRÉ SINGER – Essas ondas conservadoras não estão sendo expressas no plano da
política, sobretudo da política partidária. Por quê? Porque nesse ponto entra
em jogo outro fator, que é o realinhamento eleitoral. À medida que o lulismo
obteve uma maioria no país, a oposição foi obrigada a jogar com as regras do
jogo impostas por esse movimento. Essa é a principal consequência do
realinhamento. Ele fixa uma agenda, por isso o lulismo é tão importante, porque
determinou uma agenda no país, e esta é, fundamentalmente, a redução da
pobreza. Sendo essa a agenda, a oposição não pode expressar nitidamente o ponto
de vista de sua base social, porque assim ela perderia as eleições. Essa é a
razão pela qual o candidato do PSDB em 2010, o ex-governador José Serra, propôs
duplicar o número de pessoas atendidas pelo Bolsa Família, em lugar de
combatê-lo, como gostaria a classe média tradicional. Desse modo, ocorre um
fenômeno curioso: há um crescimento da ideologia conservadora na sociedade, mas
ela não encontra expressão na política. Quanto aos meios de comunicação, nós
precisamos entender o seguinte: o conservadorismo no Brasil é muito antigo e
tem um lastro histórico profundo. O diferente nessa história foi o período de
hegemonia cultural da esquerda. Agora, estamos voltando para um momento
anterior, mas que é de uma certa normalidade, porque o Brasil tem esse lastro
conservador. Os meios de comunicação têm um papel nisso? Certamente. Mas é
preciso também considerar que a análise dos meios de comunicação não deve ser
feita em bloco; eles não são uma coisa só, há certa heterogeneidade. [Porém,]
Partes do sistema de mídia certamente compõem essa primeira onda conservadora
que está quebrando a hegemonia cultural da esquerda.
DIPLOMATIQUE – Como o lulismo, um fenômeno tão contraditório, opera
nessa chave?
ANDRÉ SINGER – O lulismo é uma nova síntese que junta elementos
conservadores e não conservadores. Por isso é tão contraditório e difícil de
entender. O lulismo pegou um apreço pela manutenção da ordem que tem
ressonância nos setores mais pobres da população. Nesse ponto, retomo a questão
de que, na formação social brasileira, se tem um vasto subproletariado que, por
estar aquém da condição de proletário, não tem como participar da luta de
classes, a não ser em situações muito especiais e definidas. Assim, o que o
lulismo fez foi juntar esse apreço pela ordem com a ideia de que é preciso
mudar. Que tipo de mudança? A redução da pobreza por meio da incorporação do
subproletariado ao que chamo de cidadania trabalhista. Desse modo, o lulismo
propõe transformações por meio de uma ação do Estado, mas que encontra
resistência do outro lado. Basta prestar atenção no noticiário para ver como o
embate político está posto o tempo todo nas decisões econômicas, no braço de
ferro a cada momento em que se precisa baixar os juros, aumentar o gasto
público ou controlar o câmbio. Essas decisões passam por um tremendo embate
político que não está nas ruas; é preciso ler o jornal com atenção para
perceber. O lulismo propõe mudanças, mas sem radicalização, sem um confronto
extremado com o capital e, portanto, com a manutenção da ordem. Nesse sentido,
é um fenômeno híbrido, que captura um tanto desse conservadorismo. Por isso uma
análise mais simplista e dicotômica não consegue dar conta da complexidade da
situação que estamos vivendo.
DIPLOMATIQUE – Em 2010, o senhor deu uma entrevista destacando a
importância de o PT se manter na esquerda para politizar esse subproletariado.3 É
isso que pode frear essas ondas conservadoras?
ANDRÉ SINGER – O Brasil ainda tem uma herança daquilo que chamei de grande onda
democrática dos anos 1980. Que herança é essa? Primeiro a Constituição, com
mecanismos de participação direta e, além disso, dispositivos efetivos de
organização da sociedade. Grandes movimentos sociais se organizaram e uma parte
deles segue atuando na sociedade, enquanto novos surgem, embora também seja
possível identificar certos movimentos que declinaram. O Brasil ainda tem
energia organizativa de baixo para cima. Segundo pesquisas que li, [essa energia]
foi incrementada pelo Bolsa Família. Principalmente em comunidades do interior,
as mulheres estão adquirindo certa autonomia a partir do momento em que têm um
cartão, não dependem de mais ninguém e recebem uma quantia de dinheiro por mês,
recurso a que elas nunca tiveram acesso e que é, sobretudo, constante, com o
qual elas podem contar. Há indicações de que essas mulheres estão se
organizando, por exemplo, em cooperativas, empreendimentos igualitários de
mudança de sua condição de vida. Tudo que seja organização da sociedade pela
base ajuda a frear essas ondas conservadoras. Não há motivo para imaginar que
essa onda conservadora venha de maneira avassaladora, que não há nada do outro
lado. Sobre a questão do PT, gostaria de observar que, como eu disse em 2010,
continuo acreditando que este momento é especial, porque se abriu uma janela de
oportunidade para o diálogo da esquerda com os segmentos mais pobres da
população. Isso é muito interessante porque, sobretudo no Nordeste, esse era o
setor que votava normalmente com o conservadorismo e agora está com o lulismo.
É uma oportunidade ímpar de politizar esses setores, no sentido da
transformação social. No entanto, de 2010 para cá, passados quase dois anos,
não vejo o PT muito engajado nesse tipo de trabalho. Eu às vezes temo que essa
oportunidade seja perdida, uma oportunidade que está aberta para toda a
esquerda. Porém, os setores da esquerda que não estão no PT têm tido
dificuldade para compreender os avanços sociais e simultaneamente o impacto
conservador que o lulismo representa. Há que se entender essa contradição e, ao
não entender, perde-se a plataforma de diálogo com os setores que estão sendo
beneficiados por essas políticas.
1 “Cultura e política, 1964-69”. In: Roberto Schwartz, O
pai de família e outros estudos, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
2 Singer identifica que, desde a reeleição do presidente Lula em
2006, houve uma aproximação do subproletariado em direção ao lulismo e um
distanciamento do PT por parte da classe média tradicional. Ver Os
sentidos do lulismo, Companhia das Letras, São Paulo, 2012.
3 “Cabe ao PT politizar o subproletariado”, Brasil de Fato,
São Paulo, n.374, 29 abr.-5 maio 2010.
Luis Brasilino – Jornalista, editor do “Le Monde Diplomatique
Brasil” – 02.10.2012
André Singer -Cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
André Singer -Cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
IN
“Le Monde Diplomatique Brasil” – http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1268