domingo, 8 de junho de 2014

Como não pagar IPVA


Se os 20.000 jatos particulares e os 2.000 helicópteros que voam livremente no Brasil pagassem IPVA, teríamos algo em torno de R$ 8 bilhões. Esse valor é correspondente a, por exemplo, dois orçamentos da USP. (...) Esse é apenas um ponto dentre vários exemplos de como o Brasil se organizou para ser um país onde ser rico é um ótimo negócio. Um país que, só em 2014, deverá ter mais 17 mil milionários e nenhum deles pagando aquilo que você paga. Porque aqui, quanto mais você sobe, mais você é protegido.

Vladimir Safatle
Todos os anos você precisa pagar o IPVA do seu carro. Como o nome diz, trata-se de Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores. Bem, um veículo automotor é, pasmem vocês, “aquele dotado de motor próprio”.
Por exemplo, um carro de boi não pagará IPVA por não ter motor próprio: o motor é o boi, a saber, uma entidade ontologicamente a parte do aparato técnico de motricidade desenvolvido pelo saber humano. A bicicleta não pagará imposto pela mesma razão, assim como o helicóptero do banqueiro, o jatinho particular do escroque e o iate do Naji Nahas.
“Assim como o helicóptero, o jato particular e o iate”? Sim. 

(...)
Para continuar a leitura, acesse: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/vladimirsafatle/2014/04/1443523-como-nao-pagar-ipva.shtml


Vladimir Safatle – Professor de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) – 22.04.2014

IN Folha de São Paulo.