segunda-feira, 2 de junho de 2014

A crise do circo

Chavez, Lula ou mesmo Vargas não são populistas no sentido de dar pão e circo no lugar de uma coisa maior - porque eles efetivamente melhoraram a condição dos pobres. (...) LAMENTO QUE O DECLÍNIO DO PAPEL POLÍTICO POSITIVO DA FESTA PREJUDIQUE UM PARTIDO QUE PROMOVEU A INCLUSÃO SOCIAL EM ESCALA INÉDITA, UM TRABALHO INCONCLUSO, NÃO POR DEMÉRITO DO PT, MAS PELA DIFICULDADE DE UMA TAREFA QUE É DEMANDADA NO BRASIL PELO MENOS DESDE 1580 (EU DATO A LUTA PELA JUSTIÇA SOCIAL DOS INÍCIOS DO QUILOMBO DOS PALMARES). MAS ISSO ACONTECERIA, CEDO OU TARDE. COBRAR PADRÃO FIFA PARA A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, A SEGURANÇA E O TRANSPORTE PÚBLICOS HOJE É UM SLOGAN CONTRA O PT - PONDO-SE DE LADO A CULPA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS EM TEMAS QUE, NA MAIOR PARTE, SÃO DE SUA RESPONSABILIDADE CONSTITUCIONAL - MAS É TAMBÉM UMA MUDANÇA CULTURAL DE MONTA, QUE VEIO PARA FICAR.

Renato Janine Ribeiro
Pão e circo, diziam os romanos. Talvez esteja aí a essência da política, em todos os tempos. Por um lado, proporcionar ganhos materiais - pelo menos, a sobrevivência. Por outro, inventar fantasias, desejos, essa esfera da vida que não é objetiva, que não se mede, mas compete em importância com o interesse econômico. As pessoas não são loucas, não votarão sistematicamente contra suas vantagens. Por isso, quem quer arrochá-las sempre busca um pretexto, um tema nacionalista, religioso ou moralista. Aqui entra o circo, geralmente alegre, até exultante, mas às vezes sinistro. Quase tudo o que apela à imaginação humana pode dar em circo.
Lula pensou coroar três mandatos sucessivos do PT, marcados pela inclusão social em larga escala, inicialmente denominada "Fome Zero," com duas enormes festas, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. Sem maldade nenhuma: depois do pão, o circo. Depois da fome saciada, a festa.
Deu errado. Deu? 

(...)

Para continuar a leitura, acesse: http://www.valor.com.br/politica/3516028/crise-do-circo


Renato Janine Ribeiro – Professor titular de ética e filosofia política na Universidade de São Paulo – 14.04.2014
IN Valor Econômico.