quarta-feira, 25 de março de 2015

Coxinhas: troquem o “vá para Cuba” por “vá para Suécia”


A esquerda admira a história de resistência de Cuba mas o país que realmente inspirou a social democracia brasileira, encarnada tanto por PSDB e PT, e depois apenas por este último, foi a Suécia.
O PSDB em seguida debandou para a direita e hoje se junta ao Lobão em marchas pelo impeachment de uma presidenta eleita há algumas semanas.

Miguel do Rosário
A falta de informação também vitima o nosso alto coxinhato de direita.
Tivesse mais dados, poderia nos mandar para a Suécia, ao invés de Cuba. É lá que se conseguiu construir o socialismo democrático que sempre inspirou a nova esquerda brasileira, surgida após a ditadura.
Por alguma razão, as informações sobre o regime político sueco sempre foram censuradas no Brasil.
Construiu-se toda uma mitologia em torno de Cuba, como se o regime fechado socialista de uma ilha do Caribe tivesse algo a ver com nossos anseios democráticos.
(...)
Para continuar a leitura, acesse http://tijolaco.com.br/blog/?p=23497



Miguel do Rosário – 06.12.2014
IN Tijolaço.





Suécia elege ex-metalúrgico para o cargo de primeiro-ministro

Stefan Lofven é líder de um dos maiores e mais importantes sindicatos do país, que representa 350 mil trabalhadores.

Redação Rede Brasil Atual
São Paulo – Após oito anos de conservadorismo no poder, os eleitores suecos voltaram a eleger um representante da esquerda ao poder. Stefan Lofven foi indicado pelo Partido Social-Democrata para formar um novo governo, em substituição ao gabinete de Fredrik Reinfeldt. O ex-metalúrgico e sindicalista é membro do IF Metall, entidade sindical que mantém colaboração com os trabalhadores brasileiros desde a década de 1970.

Lofven participou das negociações, junto aos metalúrgicos do ABC, com a Força Aérea Brasileira (FAB), que culminaram na compra de 36 caças Gripen NG, da sueca Saab. Em breve, a empresa vai instalar uma fábrica em São Bernardo do Campo,  no ABC paulista, o que deve criar centenas de empregos.

Falando à reportagem do Seu Jornal, da TVT, o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Valter Sanches traçou um paralelo com a experiência brasileira, destacando a contribuição da vivência sindical para a esfera política. “Essa visão de mundo, essa bagagem de experiências, de buscas, de saídas, de investimento no desenvolvimento social, do desenvolvimento industrial para alavancar o crescimento é uma coisa que deu bastante resultado para nós, brasileiros”, afirma.
(...)



Redação Rede Brasil Atual – 08.10.2014
IN Rede Brasil Atual.