domingo, 13 de dezembro de 2015

‘Demonização’ do Estado ameaça ganhos sociais, diz presidente do IPEA


Jessé Souza – “Se pensarmos no século XX temos o uso do Estado e de seus recursos para beneficiar a maioria da população brasileira, especialmente as classes populares e trabalhadoras, antes de tudo com Getúlio Vargas e 60 anos depois, com Lula. Houve também Jango que tinha série de questões importantes, mas não houve tempo para que ele pudesse colocar em prática a sua agenda. Pelo contrário: o golpe efetuou um corte muito óbvio nesse tipo de preocupação e o Brasil que passa a ser construído de poiso do Golpe é o Brasil para 20% [da população]. Monta-se uma classe média de padrão americano e europeu, mas para 20%. O Brasil foi um país que teve taxas de crescimento econômico das maiores do mundo no século XX, mas com mudanças que não foram significativas no padrão da desigualdade. Isso comprova que o desenvolvimento econômico não é fator de justiça social. O fator de justiça social é, antes de tudo, a vontade política, e foi isso que aconteceu nos últimos 15 anos”.

Flávia Lima
O cenário político e econômico atual é passageiro. O que coloca realmente em risco o enorme grupo que ascendeu socialmente nos últimos 15 anos são os esforços de "demonização" do Estado, frequentemente visto como corrupto e ineficiente. Essa é a preocupação central de Jessé de Souza, sociólogo que desde o início do ano está à frente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 24º “think tank” ligado a governos mais importante do mundo, segundo ranking anual da Universidade da Pensilvânia.
Cuidadoso ao discorrer sobre o momento atual e buscando sempre separar o papel de acadêmico e de presidente do instituto, Souza ressalta que não houve, no Brasil, nenhuma melhora nas condições das classes populares que não tenha vindo do Estado, o que sugere que as críticas a um possível inchaço estatal servem, na verdade, a uma minoria, que “joga água no moinho do esquecimento e do abandono da maioria, provoca.
(...)





Flávia Lima – 21.10.2015
Jessé Souza – Sociologo, Presidente do IPEA.
IN Valor Econômico, ed. Impressa.